A estreia de Lewis Hamilton na Ferrari começou com um resultado abaixo das expectativas no primeiro treino livre do GP da Austrália, mas o chefe da equipe, Frederic Vasseur, minimizou a situação e garantiu que o britânico logo estará no ritmo de Charles Leclerc. Hamilton terminou o TL1 na 12ª posição, com um tempo de 1:18.071, enquanto seu companheiro de equipe fechou a sessão em terceiro.
Durante a coletiva de imprensa após o treino, Vasseur foi questionado sobre quanto tempo levaria para Hamilton se igualar a Leclerc, que nunca foi derrotado por um companheiro de equipe ao longo de sua carreira na Fórmula 1. O dirigente francês evitou estipular um prazo, mas demonstrou confiança na adaptação do heptacampeão. “Eu não sei o que posso responder além do que já disse antes”, afirmou.
Hamilton, que fez sua terceira mudança de equipe na carreira ao trocar a Mercedes pela Ferrari, ainda está se acostumando ao SF-25 e ao novo ambiente. Para Vasseur, tirar conclusões a partir do primeiro treino da temporada seria precipitado. “Ele está nesse processo de adaptação. Honestamente, não dá para tirar nenhuma conclusão depois da primeira sessão”, declarou.
O chefe da Ferrari ainda usou como exemplo o que aconteceu na corrida de 2023 em Melbourne, quando Carlos Sainz não teve um início de fim de semana promissor, mas venceu a prova no domingo. “No ano passado, lembro que Carlos foi P8 ou P9 nos treinos livres e acabou vencendo a corrida”, disse Vasseur.
Hamilton tem um histórico de sucesso no circuito de Albert Park. O britânico já conquistou oito poles e venceu duas vezes no circuito australiano. Agora correndo pela Ferrari, a equipe mais vitoriosa da história do GP da Austrália, o heptacampeão mundial busca acelerar seu processo de adaptação para lutar pelas primeiras posições.
A Fórmula 1 segue com a programação do GP da Austrália na madrugada de sexta-feira (14), com o TL2 às 2h (horário de Brasília), seguido pelo TL3 na noite de sexta-feira, às 22h30. A qualificação acontece no sábado (15), às 2h, enquanto a corrida será disputada no domingo (16), às 1h. O F1MANIA.
NET acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL.
O F1MANIA.
NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.