A tão aguardada estreia de Lewis Hamilton com a Ferrari na Fórmula 1 começou com desafios no GP da Austrália. No primeiro treino livre em Melbourne, o heptacampeão mundial não conseguiu encontrar um bom ritmo e terminou apenas na 12ª posição, enquanto seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, garantiu o terceiro melhor tempo. O desempenho abaixo do esperado já gerou questionamentos, com o britânico relatando dificuldades para virar o carro ao longo da sessão.
Hamilton não escondeu sua frustração e fez uma comunicação direta pelo rádio com a equipe: “Estou tendo dificuldades para virar o carro”, afirmou. O SF-25, que gerou grande expectativa para a temporada 2025, ainda parece não estar completamente ajustado ao estilo de pilotagem do britânico, algo natural considerando sua longa trajetória de 12 anos na Mercedes.
O ex-piloto e comentarista Martin Brundle analisou a performance de Hamilton e destacou um detalhe curioso. “O que me alarmou um pouco foi que Lewis saiu do fundo da garagem já com o capacete. Nunca acho isso um bom sinal”, comentou Brundle na transmissão da Sky Sports. “Ele parecia bem no início, mas algo aconteceu. Talvez tenha enfrentado problemas que ainda não sabemos.”O primeiro treino livre também foi marcado por incidentes que limitaram o tempo de pista para todos os pilotos. Um trecho com excesso de brita na pista causou uma bandeira vermelha, interrompendo a sessão por aproximadamente 20 minutos. Logo depois, Oliver Bearman bateu forte, o que provocou uma nova paralisação e mais dificuldades para os pilotos acumularem quilometragem e trabalharem nos ajustes dos carros.
Apesar do início turbulento, Hamilton ainda terá duas sessões de treinos livres para tentar entender melhor o SF-25 e se preparar para a qualificação de sábado. Durante a coletiva de imprensa na quarta-feira, o britânico fez elogios à Ferrari e à equipe técnica, demonstrando entusiasmo com o novo desafio. No entanto, será necessário um rápido período de adaptação para garantir que seu primeiro fim de semana com a equipe italiana não seja marcado por um desempenho abaixo do esperado.
A Fórmula 1 segue com a programação do GP da Austrália nesta sexta-feira (14) com o TL2 na madrugada, às 2h (horário de Brasília), e o TL3 na noite de sexta, às 22h30. A qualificação acontece no sábado (15), às 2h, enquanto a corrida será disputada no domingo (16), às 1h. O F1MANIA.
NET acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL.
O F1MANIA.
NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.