George Russell elogiou as modificações feitas no traçado de Albert Park para o GP da Austrália de 2025. As mudanças foram implementadas depois do forte acidente sofrido pelo britânico na penúltima volta da corrida do ano passado, quando perdeu o controle de sua Mercedes na entrada da curva 6 enquanto tentava se aproximar de Fernando Alonso. Na ocasião, Russell sofreu um oversteer, saiu da pista e atingiu fortemente as barreiras de proteção, sendo lançado de volta para o traçado com seu carro avariado. Por sorte, os pilotos que vinham atrás conseguiram evitar a colisão com o carro da Mercedes antes da bandeira vermelha ser acionada. Após o incidente, Russell criticou a demora dos fiscais de pista no atendimento e cobrou medidas para evitar novos casos semelhantes. Para a temporada 2025, os organizadores do GP da Austrália tomaram providências para minimizar os riscos naquele setor do circuito. Ao comentar sobre as mudanças, Russell destacou que houve melhorias na segurança para evitar que um carro acidentado volte para a pista e seja atingido por outro competidor. "Sei que houve alterações na pista naquela curva. Tivemos alguns acidentes grandes ali, e o meu foi um desses", afirmou Russell. "Tive sorte de não ser atingido depois. A responsabilidade é da FIA nesse aspecto, mas os organizadores fizeram o que podiam para tornar a curva um pouco mais segura caso ocorra um acidente", completou. O britânico reconheceu que acidentes fazem parte da natureza da Fórmula 1, especialmente em momentos de disputa intensa. "Quando você está no limite, pode ser pego de surpresa. Mas confio nas pessoas responsáveis por isso", acrescentou. Outro piloto que aprovou as mudanças no circuito foi Alex Albon. O piloto da Williams elogiou a iniciativa dos organizadores e revelou que os próprios competidores já haviam sugerido ajustes naquela curva em anos anteriores. "Acho que é uma curva incrível", disse Albon. "Já havíamos discutido antes sobre mudar aquele trecho, mas, por alguma razão, parecia difícil de ser feito. Mas com o número de acidentes acontecendo e os carros voltando para a pista depois de bater, é ótimo que tenham tomado a iniciativa agora. Foi a decisão correta", afirmou. Albon destacou ainda que as alterações não devem comprometer o desafio da curva, mas sim reduzir a imprevisibilidade dos acidentes. "O formato da curva não vai mudar. O problema era que os carros estão muito baixos atualmente, e isso estava criando acidentes inesperados. Parece que a FIA tem feito um bom trabalho na melhoria das pistas, reduzindo os limites de pista e garantindo mais áreas de brita ao invés de áreas de escape, o que é um bom caminho", completou o tailandês. O GP da Austrália abre a temporada 2025 da Fórmula 1 entre os dias 13 e 16 de março. A programação tem início com o TL1 na noite de quinta-feira (13), às 22h30, seguido pelo TL2 na madrugada de sexta-feira (14), às 2h. O TL3 acontece às 22h30 da sexta-feira, enquanto a qualificação será disputada às 2h da madrugada de sábado (15). A corrida está marcada para as 1h de domingo (16), sempre no horário de Brasília. O F1MANIA.
NET acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL.