O Grande Prêmio da Austrália é uma etapa tradicional da Fórmula 1, responsável por abrir a temporada em várias oportunidades. Após alguns anos sem ocupar essa posição, o circuito de Albert Park, em Melbourne, voltará a sediar a corrida inaugural em 2025.
A etapa australiana tem uma história que começa até mesmo antes da categoria. O primeiro GP da história do país foi realizado em 1928, no circuito de Phillip Island, e foi vencido por Arthur Waite, da equipe Austin.
Já em 1985, o circuito escolhido foi o de Adelaide. Nessa nova fase, Ayrton Senna faturou pole position logo na primeira prova no circuito (façanha que ele ainda alcançaria mais 5 vezes), mas a primeira vitória na nova pista ficou com Keke Rosberg. Anos depois, Senna faturaria duas vitórias, em 1991 e 1993, se estabelecendo como o maior vencedor brasileiro do GP.
Já Nelson Piquet, que também chegou a correr nas primeiras edições em Adelaide, foi o primeiro a receber bandeirada em uma temporada, em 1990, em prova que Senna havia sido pole position.
Em 1996, o GP da Austrália de Fórmula 1 mudou de Adelaide para Melbourne. Na nova pista, no circuito Albert Park, nenhum brasileiro chegou ao lugar mais alto do pódio. No dia 3 de março de 2002, Rubens Barrichello até cravaria uma de suas 14 pole positions na categoria nessa pista, no entanto, veria um dominante Michael Schumacher levar a vitória.
A partir desta quinta-feira (13), Gabriel Bortoleto começa sua trajetória na principal categoria do automobilismo. O competidor, que é o primeiro representante brasileiro no grid desde 2017, chega com a difícil missão de tirar a Sauber do fundo do pelotão, e de quebra, superar o desempenho de seu companheiro de equipe, o experiente Nico Hulkenberg.
Confira o cronograma do GP da Austrália de F1Quinta-feira, 13 de março22h30 – Treino Livre 1 – em TEMPO REAL na F1Mania.
netSexta-feira, 14 de março2h – Treino Livre 2 – em TEMPO REAL na F1Mania.
net22h30 – Treino Livre 3 – em TEMPO REAL na F1Mania.
netSábado, 15 de março2h – Qualificação – em TEMPO REAL na F1Mania.
netDomingo, 16 de março1h – Grande Prêmio da Austrália de F1 (58 voltas ou 120 minutos) – em TEMPO REAL na F1Mania.
netO F1MANIA.
NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.