O sábado do piloto da Red Bull Racing, Sergio Perez no final de semana do GP do Catar de Fórmula 1, foi um tanto quanto estranho. Na corrida Sprint, o mexicano largou do pit lane, após alterações feitas pela equipe em seu carro. No entanto, assim que a luz verde foi acionada, Perez demorou consideravelmente para largar, sendo ultrapassado por Franco Colapinto que também largou do pit lane. Depois da corrida, Perez afirmou que não havia sido um erro, mas sim uma estratégia da Red Bull para testar algumas coisas no RB20. Porém, o chefe da equipe, Christian Horner afirmou que foi pego de surpresa pelo ocorrido, o que no mínimo gera dúvidas sobre o que realmente aconteceu. De qualquer maneira, quase no final da Sprint, Perez ainda parou no box para trocar o bico do carro e terminou a prova em P20.
Já na sessão de classificação para o GP de domingo, Perez conseguiu uma melhora em seu desempenho e chegou ao Q3 garantindo o P9 para o grid de largada amanhã.
Depois da sessão Perez afirmou: "Olhando para o resto do fim de semana e para entender o que fazer com os dois carros, decidimos tirar meu carro do 'Parque Fechado' antes da classicação Sprint. Isso foi para priorizar a tentativa de algumas configurações diferentes e aprender, mesmo comprometendo nossa Sprint. No final foi benéfico para a sessão de classificação e, espero para a corrida.""Fizemos algumas boas melhorias, e foi um bom passo de onde estávamos antes. O ritmo foi muito melhor na sessão de classificação e o principal é que encontramos o equilíbrio. O GP é amanhã, espero que tenhamos um bom ritmo. Estamos parecendo melhores nas corridas longas e acho que isso está chegando até nós. O objetivo será ir com os líderes e tentar passar pelo grid, acho que podemos ser competitivos. Acho que fizemos um bom progresso hoje e isso é realmente positivo", finalizou o piloto mexicano.