Abbi Pulling é a grande campeã da temporada 2024 da F1 Academy. Na corrida 1 feita no fim da tarde deste sábado (30), a britânica terminou em segunda, resultado suficiente para ficar com o caneco com três provas de antecedência. Doriane Pin conseguiu a vitória de ponta a ponta.
Na corrida 1 do final de semana, Doriane Pin foi quem saiu na frente após a classificação. Ainda viva na briga pelo título, conseguiu pole-position dupla, enquanto Abbi Pulling, líder do campeonato, alinha no terceiro posto em ambas as provas no Catar.
Largada autorizada em Lusail e Doriane conseguiu manter a primeira colocação sem grandes problemas. Mais atrás, Abbi deu o salto em cima de Maya e conseguiu assumir a segunda posição, com Hamda al Qubaisi aparecendo em quarta.
Na segunda de 14 voltas totais, Pin já tinha 1s697 de vantagem em cima do restante do pelotão. Ainda, entre posições perdidas, Lia Block foi quem mais caiu ao perder duas e estar em sexta, enquanto Jessica Edgar foi a mais escaladora também com dias, subindo para oitava.
Com quatro voltas completadas, Pin já havia aberto mais de 2s para Pulling, segunda. Weug, Hamda e Alisha Palowski completavam as cinco primeiras colocações. Após largar em nona, Aurélia Nobels estava na décima colocação, dentro da zona de pontos.
Com 1min05s500, Doriane anotou a volta mais rápida da corrida conseguindo momentaneamente o ponto extra. Enquanto isso, a direção de prova anunciou ter anotado que Chloe Chambers e Tina Hausmann estavam sob investigação por conta de queima de largada.
Pouco depois, os comissários bateram o martelo: ambas as pilotas receberam a sanção de acréscimo de 5s.
Com metade da corrida, então, uma emocionante briga pela décima colocação. Aurélia vinha precisando se defender de Chloe, que atacava incansavelmente a brasileira, que conseguia se manter no posto. Atrás da dupla, Carri Schreiner também tentava consumar a passada para se colocar dentro da zona de pontos.
Após muita insistência, então, Chambers conseguiu fazer a passada decisiva em cima de Aurélia. Nisso, a titular da Puma precisou começar a segurar as investidas de Emily de Heus, que deixou Carrie para trás e agora aparecia na 12ª colocação.
Próximo da bandeira quadriculada, Doriane estava na primeira colocação com 4s326 de vantagem em cima de Pulling, segunda, mas que vinha assegurando o título de 2024. Weug completava o pódio, com Mada e Palowski fechando as cinco primeiras.
Na penúltima volta, então, um pequeno incidente envolvendo Bianca Bustamante. A titular da McLaren pegou a caixa de brita e acabou rodando sozinha na pista, provocando uma bandeira amarela momentânea e caindo para última, mas sem grandes desdobramentos.
No giro final, então, uma última ultrapassagem na conta de Chloe. Aproveitando o vácuo de Edgar, a competidora representante da Haas conseguiu passar a adversária para assumir a sétima colocação, ficando a menos de 1s de Block, que estava em sexta.
Corrida encerrada e Doriane vence de ponta a ponta a corrida 1 do GP do Catar da F1 Academy. Com a segunda colocação, Pulling conquistou o título de 2024, enquanto Weug completou o pódio da prova.