Fernando Alonso não acredita que Max Verstappen merecia uma punição por usar um palavrão em uma entrevista coletiva da FIA, na quinta-feira antes do GP de Singapura de Fórmula 1, mas considera que o holandês deve ter cuidado com a forma como se expressa.
Após Verstappen receber uma penalidade para prestar serviço comunitário (que ainda será definido qual será) por usar a palavra 'f***ed' na entrevista, muitos pilotos da categoria o apoiaram, incluindo seu maior rival, Lewis Hamilton. O heptacampeão aconselhou Verstappen a não cumprir a pena e afirmou que ele mesmo não o faria caso seja punido pelo mesmo motivo. Alonso, que frequentemente concorda com Verstappen, emitiu um alerta ao holandês.
Em entrevista ao jornal espanhol Marca, Alonso destacou a importância de ser um ídolo para muitos fãs ao redor do mundo. "Coisas assim me lembram que há muita gente nos assistindo", disse o espanhol, destacando a responsabilidade associada a isso."Se você é um piloto ou alguém com destaque público, você deve se comportar decentemente. Os fãs podem te dar muito amor, muita motivação, mas também há uma grande responsabilidade com o que é esperado de você. Você tem que ser um exemplo, se quiser, e se não quiser, tem que ser assim mesmo. Se você quiser dizer algo que não é correto, você tem que se conter e ser politicamente correto", acrescentou.
Alonso acredita que essa responsabilidade se estende para além do cockpit. "Você tem uma responsabilidade com seus fãs e essas pessoas acreditam em você", finalizou o espanhol.
Por enquanto, a punição de Verstappen não foi revertida. Os pilotos devem discutir sobre o assunto com a FIA em Austin, onde será realizado o próximo GP, em 20 de outubro.