BINOTTO enfrentou HORNER após INQUÉRITO na FIA
Diretor da Ferrari foi até o motor home da Red Bull conversar com Horner após o inquérito do time austríaco.
Por Sérgio Siverly em 08/11, às 13h37

O diretor da Ferrari, Mattia Binotto, encontrou Christian Horner após o Grande Prêmio dos Estados Unidos no domingo passado.

A Red Bull abriu um inquérito com a FIA, buscando esclarecimentos sobre um sistema que permitiria o aumento do fluxo de combustível para o motor, enquanto permaneceria na legalidade das regras.

A entidade enviou uma diretiva técnica aos times no sábado de manhã em Austin, confirmando que o teórico sistema descrito pela Red Bull violaria as regras técnicas.



O inquérito, claramente, visava a Ferrari, cujo desempenho do motor após o recesso de verão, rapidamente, gerou suspeitas de várias equipes da categoria. Após o baixo desempenho em Austin, Max Verstappen disse que a queda da equipe italiana não era surpreendente, dado que “não era mais possível trapacear”.

O comentário, aliado ao inquérito da Red Bull, não pegou bem em Maranello. Mattia Binotto esperou todos os compromissos de Christian Horner com a imprensa para conversar com o diretor do time austríaco.

🗣️“O Mattia foi conversar com o Horner e demonstrou porque é o líder da Ferrari. Ele foi bem firme com Horner e reclamou, o que eu consegui ouvir foram avisos sobre ações legais.” Escreveu o jornalista Yhacbec Lopez do site espanhol, MotorLat.



🗣️“Horner explicou que apenas compartilhou suas opiniões e Mattia respondeu com um tom restritivo e o clima pesou, gerando uma grande tensão entre os dois.”

Mattia Binotto expressou seu incômodo com a pressão dos outros times.

🗣️“Existem dois aspectos. Primeiro, estamos incomodados com os rumores porque no passado, quando os outros tinham grande vantagem em suas unidades de potência, a única reação que tivemos, enquanto Ferrari, foi simplesmente trabalhar ainda mais duro para melhorar nosso conjunto.”



🗣️“Nunca dissemos que eles estavam trapaceando. Acho que, no momento, outros times são mais rápidos do que nós em curvas. Não o estamos acusando de trapacear em curvas.”

🗣️“Então, ficarei feliz se as pessoas focarem em seu próprios esforços e desenvolverem seus próprios carros.”

🗣️“Em segundo lugar, estamos relaxados porque sabemos exatamente o que estamos fazendo. Sabemos que estamos dentro da lei e a FIA está controlando nosso conjunto em todas as corridas.”



🗣️“O que deveria dizer? Espero que a FIA possa esclarecer à todos que o que temos é legal e que não estamos trapaceando.”

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024