F1 DESISTE de testar CORRIDAS de CLASSIFICAÇÃO
A categoria não teve apoio total das equipes para promover testes em três finais de semana do ano que vem.
Por Sérgio Siverly em 17/10, às 16h32

Parece que não teremos experiências com corridas de classificação em 2020 após os times não aceitarem a iniciativa dos donos comerciais da F1.

A Liberty Media queria testar novos formatos em três corridas da próxima temporada. Paul Ricard, Spa e Sóchi poderiam ser as pistas nas quais veríamos testes no formato do final de semana após a Ferrari se opor fortemente à ideia de Monza ser um dos possíveis circuitos para um novo formato.

O plano era substituir o formato atual de classificação por três sessões de tomada de tempo com uma corrida curta no sábado à tarde. Os pilotos se alinhariam no grid de largada em ordem reversa ao campeonato.



Alguns pilotos se mostraram totalmente contra a ideia e os times também não gostaram muito por causa da maior possibilidade de avariar os carros no sábado, gerando custos adicionais automáticos devido à necessidade de ter mais partes do carro à disposição.

Questões envolvendo o impacto no número de pneus permitidos no final de semana, assim como a longevidade das unidades de potência também foram levantadas pelos diretores das equipes.

Devido às enormes dúvidas, a F1 desistiu da proposta, ao menos, por agora.


Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024