PORQUE VETTEL NÃO foi PUNIDO por QUEIMAR a LARGADA
Os comissários da FIA explicaram porque o tetracampeão mundial não foi punido por queimar a largada no Japão.
Por Sérgio Siverly em 14/10, às 14h41

Os comissários do Grande Prêmio do Japão explicaram como Sebastian Vettel conseguir evitar uma punição por queima de largada.

O carro de Vettel se moveu antes das luzes vermelhas se apagarem, mas o piloto da Ferrari parou antes da largada, propriamente, dita. De acordo com os comissários, ele não infringiu as regras porque não estava se movimentando no momento em que as luzes se apagaram.

🗣“Os comissários reviram a evidência em vídeo e a denúncia de queima de largada baseada na informação da FIA que se apoia nos transponders colocados em cada carro.”



🗣“Enquanto o vídeo mostra algum movimento, o mesmo esteve dentro do aceitável pela tolerância do sistema de queima de largadas que é definido pelo artigo 36.13 do regulamento esportivo da F1.”

O regulamento diz que um piloto receberá um drive-through ou um stop-and-go de 10 segundos se eles “se movimentarem antes do sinal de largada apontado pelo transponder”.

Kimi Raikkonen recebeu o drive-through no Grande Prêmio da Rússia quando foi considerado culpado por queimar a largada, mesmo com os comissários alegando que o piloto não ganhou vantagem.



Entretanto, o carro de Raikkonen foi flagrado se movimentando quando as luzes vermelhas se apagaram.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

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