BOTTAS vence e MERCEDES é HEXACAMPEÃ MUNDIAL
Valtteri Bottas venceu o Grande Prêmio do Japão e ajudou a Mercedes a conquistar o sexto título mundial.
Por Sérgio Siverly em 13/10, às 03h51

Valtteri Bottas venceu o Grande Prêmio do Japão e a Mercedes conseguiu seu sexto título mundial de construtores seguido, algo inédito na história da F1.

Na largada, Sebastian Vettel teve um movimento com seu carro antes das luzes se apagarem e acabou perdendo a liderança para Valtteri Bottas. Max Verstappen também teve uma boa largada e disputou a terceira posição com Charles Leclerc.

Os dois fizeram a curva um lado a lado, mas acabaram se chocando na curva dois, quando o monegasco atingiu o RB15 do holandês que acabou parando na grama. Verstappen e Leclerc continuaram na pista, mas a asa dianteira do SF90 ficou perigosamente avariada.



A Ferrari pediu para Leclerc parar, mas o piloto se recusou e a endplate esquerda escapou pouco antes da 130R, parando no espelho direito da Mercedes de Lewis Hamilton.

Leclerc parou pouco depois para troca de sua asa. Pouco depois, foi a vez do espelho esquerdo de Leclerc voar. Na volta 9, Verstappen e Leclerc se encontraram novamente, mas dessa vez, o monegasco ultrapassou Verstappen na reta principal.

Na volta 15, Max Verstappen abandonou a corrida. Na volta 17, Alex Albon fez sua parada. Na volta seguinte, foi a vez de Sebastian Vettel, seguido de Valtteri Bottas na 18, mas ao contrário dos pilotos ao seu redor, o finlandês voltou com pneus médios.



Na volta 22, foi a vez de Hamilton parar para colocar seus pneus médios. Na volta 26, foi a vez de Leclerc parar para pneus macios e Norris para compostos duros. Na volta 32, Vettel parou para colocar pneus médios.

Na volta 36, foi a vez de Bottas colocar pneus macios. Na volta 42, foi a vez de Hamilton parar e colocar macios. O britânico voltou na terceira posição, atrás de Vettel.

Na última volta, Sergio Pérez teve um contato com Pierre Gasly e acabou abandonando a prova. No final, Bottas venceu com Sebastian Vettel em segundo, Lewis Hamilton em terceiro, seguido de Alex Albon, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Nico Hulkenberg e Lance Stroll.


Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024