VETTEL marca a POLE POSITION do GP do JAPÃO
Piloto deu a primeira pole da Scuderia Ferrari em Suzuka desde Felipe Massa em 2006.
Por Sérgio Siverly em 12/10, às 23h32

Sebastian Vettel marcou a primeira pole da Ferrari em Suzuka desde Felipe Massa em 2006.

Logo no início do Q1, Robert Kubica perdeu o controle de sua Williams na última curva e avariou bastante o seu carro causando um período de bandeira vermelha. O piloto classificou o acidente como “uma piada de m#$da”.

Dessa forma, o time entrou num período de incerteza, pois, a corrida aconteceria apenas quatro horas depois do final da classificação. Os mecânicos teriam muito trabalho pela frente.



A sessão recomeçou, mas minutos depois, foi a vez de Kevin Magnussen perder a traseira na última curva e bater seu VF19. O dinamarquês conseguiu levar seu carro para os boxes, mas a sessão foi novamente interrompida.

Quando a sessão recomeçou, todos os carros foram para a pista e começaram a disputar importantes posições para suas voltas rápidas. Os pilotos que bateram: Robert Kubica, Kevin Magnussen, foram eliminados, ao lado de George Russell, Sergio Pérez e Daniel Ricciardo.

No Q2, Charles Leclerc perguntou pelo rádio porque os seus pneus estavam tão frios em sua primeira tentativa. A Ferrari respondeu dizendo que ele teria a aderência necessária no fim da volta de aquecimento.



Max Verstappen disse que seu carro estava sem potência pela segunda vez no dia ao marcar o quinto melhor tempo. Com três minutos para o fim, foi a vez de Nico Hulkenberg informar um problema em sua Renault.

A equipe pediu para Hulk não trocar marchas e que ele tinha um problema sério em seu RS19. O alemão foi eliminado do Q2 ao lado de Daniil Kvyat, Kimi Raikkonen, Lance Stroll e Antonio Giovinazzi que se classificou à frente do companheiro pela terceira vez seguida.

Na primeira tentativa no Q3, Sebastian Vettel foi o mais rápido, seguido do companheiro, Charles Leclerc, Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Max Verstappen. Nas voltas finais, Vettel conseguiu melhorar ainda mais sua volta e ficou com a pole position, seguido de Charles Leclerc, Valtteri Bottas, Lewis Hamilton, Max Verstappen e Alex Albon que marcaram, exatamente, o mesmo tempo.

Carlos Sainz, Lando Norris, Pierre Gasly e Romain Grosjean fecharam os 10 primeiros.


Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024