O mais recente plano da F1 para introduzir corridas de curta distância será colocado em votação na reunião da Comissão da categoria nesta quinta-feira.
A F1 quer adicionar corridas extras em três rodadas do calendário de 2021 como um teste para avaliar se elas devem ser usadas mais amplamente a partir de 2022.
Pela proposta dos três finais de semana escolhidos, a classificação aconteceria na sexta-feira decidindo o grid para uma corrida curta no sábado, cujo resultado, por sua vez, definiria a ordem de partida para a prova no domingo.
A corrida no sábado seria consideravelmente mais curta do que o evento principal, para caber na janela de tempo de uma hora normalmente reservada para a classificação. Mais detalhes do plano, incluindo se as corridas aos sábados devem dar pontos para o campeonato e quais regras relativas à estratégia de pneus podem ser impostas, ainda não foram decididos e serão discutidos na quinta-feira.
Adicionar corridas de curta distância é vista como uma forma de aumentar o valor de entretenimento dos fins de semana da F1, oferecendo sessões mais competitivas. Se sua introdução este ano for adiante e for considerada um sucesso, mais podem ser programadas para a temporada de 2022.
As corridas do Canadá, Itália e Brasil foram marcadas para os testes em potencial, de acordo com o excelente site, RaceFans. Os dois eventos nas Américas são transmitidos no final da tarde e no início da noite na Europa, o que significa que as novas sessões podem atrair um público significativo.
A F1 já havia tentado ganhar apoio para corridas de curta distância, incluindo grid invertido de acordo com as posições dos pilotos no campeonato. No entanto, o plano foi rejeitado pelas equipes em três ocasiões distintas nos últimos dois anos.
O novo CEO da F1, Stefano Domenicali, confirmou na semana passada que “a possibilidade do grid invertido acabou”.