FERRARI vai REFAZER TRASEIRA do CARRO para 2021
Diretor de engenharia da Scuderia confirmou que time irá refazer a traseira do carro para o ano que vem.
Por Sérgio Siverly em 20/10, às 10h11

Você já sabe que a F1 implementará um sistema de tokens no ano que vem para ajudar a diminuir custos durante a pandemia e a Ferrari informou que usará quase todos os seus para refazer a traseira de seu carro.

Apesar do chassis ser praticamente o mesmo para 2021, as equipes terão que se adequar ao novo regulamento que pede mudanças aerodinâmicas para diminuir o nível de downforce, como a diminuição do assoalho.

Entretanto, algumas mudanças no chassis serão limitadas pelo sistema de tokens e o diretor de engenharia da Ferrari, Simone Resta, disse que a equipe focará seus esforços na traseira do modelo de 2021.



🗣”Nós refaremos a traseira do carro. Acreditamos que é a área que nos permitirá mais desenvolvimento entre o chassis e a aerodinâmica para 2021. Além do mais, a traseira do carro será afetada pelas mudanças obrigatórias que a FIA está introduzindo para reduzir a carga aerodinâmica para limitar o estresse nos pneus”, disse Resta para a Autosprint.

🗣”Como resultado dessa mudança, todos os times perderão um número de pontos de pressão aerodinâmica e será essencial trabalhar para recuperar o máximo possível. Tudo isso nos faz acreditar que a área mais importante para desenvolver será a traseira”.

Apesar do trabalho em Maranello, Resta foi cauteloso com suas palavras para possivelmente evitar que os tifosi fiquem muito esperançosos.



🗣”A liberdade não é tão grande quanto parece. Você pode desenvolver o motor como quer, mas ele será congelado depois da primeira corrida do ano. Então, não poderemos mais mexer nele”.

🗣”A aerodinâmica, mesmo que fosse livre, ainda é limitada com o que está por baixo (chassis). Você tem que considerar a aerodinâmica como um vestido: É preciso usá-lo no corpo, então as dimensões do corpo afetam o desenho final”.

🗣”Então, se a estrutura do nariz continua sendo a mesma, eu poderei desenhar uma nova asa dianteira, mas a minha autonomia criativa será limitada. Todas essas limitações nos fazem acreditar que será bem difícil recuperar a diferença que temos para os líderes”.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024