PILOTOS dizem que CURVA 2 de SÓCHI é MAL DESENHADA
Pilotos da F1 não estão nada felizes com o desenho da curva 2 e sugerem mudanças para futuras corridas.
Por Sérgio Siverly em 28/09, às 10h29

A curva 2 - que na verdade é a curva 1 - de Sóchi deu o que falar no GP da Rússia do último domingo.

Carlos Sainz Jr., por exemplo, abandonou a prova logo após a largada ao bater no muro interno desta área delimitada na saída da curva 2 - que na verdade é a curva 1.

O espanhol admitiu que cometeu um erro, mas ao lado de vários outros pilotos, criticou o desenho da curva. Sainz disse que teve que sair da linha de corrida para evitar um acidente com os carros que estavam por dentro, mas partiu para a área delimitada sem ângulo para sair, assim, batendo.

🗣”Naquele momento eu negociaria a chicane, mas eu estava muito rápido. O ângulo era muito fechado e eu errei o cálculo de velocidade. A pista estava muito suja e eu bati bem forte no muro”, disse o piloto após a corrida.

A batida de Sainz foi amadora, mas o ponto é que o circuito de Sóchi é mal desenhado, tanto que a Rússia estuda deixar o complexo para ter uma corrida na cidade de São Petersburgo, ainda não se sabe se seria em uma pista de rua ou em um novo autódromo.

🗣”Aquela curva não é bem desenhada. Ela força os pilotos a fazer linhas muito estranhas, assim como causa incidentes estranhos como as punições de cinco segundos, caso não consigamos negociar a chicane perto do muro”.

Dois piloto foram punidos por cortar a curva 2 - que na verdade é a 1 - durante a corrida. Alex Albon e Daniel Ricciardo foram punidos com cinco segundos, além de tomar um ponto em sua superlicença. Entretanto, Romain Grosjean, que bateu no material de limite de retorno à pista não foi punido. A direção de prova considerou que foi um incidente de corrida devido à disputa de posição com Sebastian Vettel (Engraçado que podemos dizer o mesmo de Ricciardo).



George Russell, por exemplo, disse que a curva 2 - que na verdade é a curva 1 - é uma das piores do calendário, além de ter um desenho horrível para corridas e que chegou a sugerir uma mudança para que ela ficasse mais parecida com as curvas 1 e 2 do circuito do Bahrein.

🗣”Temos espaço para criar um estilo parecido com o das curvas 1 e 2 do Bahrein, o que permitiria que os pilotos pudessem tentar uma ultrapassagem melhorando as corridas, além de evitar qualquer corte da pista”.

Michael Masi, diretor de corridas da FIA, admitiu que a curva pode ser melhorada para as próximas corridas, mas acredito que não são muitos os pilotos, nem os fãs que sentiriam falta de Sóchi, caso ela saia do calendário.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2020