Toto Wolff disse que, enquanto seus rivais faziam lobby na FIA para banir o “modo festa” dos motores, a Mercedes trabalhava para evoluir a sua unidade de potência, já antecipando o banimento do modo.
🗣”A forma como trabalhamos é sobre extrair desempenho e ser adaptável enquanto organização, quase um princípio Darwinista de confrontar qualquer situação possível que apareça”, explicou o diretor da equipe alemã.
🗣”Assim que ficou claro que o lobby contra o nosso modo de classificação tinha crescido, bem antes da diretiva técnica sair, nós mudamos o nosso trabalho de evolução para isso. Hoje, vimos pela primeira vez como o nível de desempenho mudou entre os times e existem alguns resultados interessantes”, disse Wolff após o GP da Itália em Monza.
🗣”Acho que, talvez, aqueles que mais pressionaram não mostraram bom desempenho hoje”.
Wolff está referindo-se à Red Bull. A equipe foi a que mais buscou banir o modo festa dos motores e até o momento, parece ser o time mais afetado pela proibição, com Max Verstappen abandonando as duas últimas corridas.
Claro que em Mugello, o holandês saiu após uma colisão, mas pouco antes, já estava com problemas na unidade de potência.
🗣”Sabíamos que isso estava chegando e assim que soubemos, dissemos: ‘Okay, vamos usar como uma oportunidade’. Acredito que temos uma excelente organização, assim como a mentalidade em Brixworth. Eles disseram ‘Que venha! Vamos criar um modo forte de classificação que possamos usar em todas as corridas’”.
🗣”Ao todo, perdemos muito pouco desempenho em classificação, mas ganhamos muito em corrida. Podemos usar mais o motor nas corridas. Só podemos atingir isso com muita pesquisa e desenvolvimento. Até agora, tudo bem”.
Quando o anúncio do banimento do “modo festa” foi anunciado, George Russell que é piloto da Williams, mas da academia da Mercedes, disse que a proibição do modo festa poderia sair pela culatra.
Realmente, parece que foi o que aconteceu.