RACING POINT é MULTADA em 400 mil EUROS
Equipe de Silverstone foi multada por usar dutos de freios traseiros irregulares, além de perder 15 pontos.
Por Sérgio Siverly em 07/08, às 09h31

Os comissários da FIA aceitaram o protesto da Renault contra os dutos de freios da Racing Point e multaram a equipe de Silverstone em €400 mil, além de retirar 15 pontos da equipe, conquistados no GP da Estíria.

A Renault alegou que os dutos eram muito similares aos usados pela Mercedes em 2019. Os dutos dos freios tornaram-se peças listadas (aquelas quais as equipes devem fabricar e não podem comprar) neste ano. Até o ano passado, era possível comprar, como já falamos em vídeo no nosso canal.

Mas a punição se deve ao dutos dos freios traseiros, pois a FIA afirmou que a Racing Point não usou os dados da versão da Mercedes de 2019, mas sim os de 2020, quebrando o regulamento das partes listadas, além da Racing Point confirmar que usou dados do CAD para replicar o elemento. Em teoria, este processo é legal devido às especificações de 2019 já citadas acima.



A equipe poderá usar os componentes durante a temporada sem punições, o que é bem estranho, para falar a verdade.

A FIA disse que a Mercedes não fez nada de errado, insistindo que a transferência de partes entre a equipe alemã e a Racing Point em 6 de janeiro deste ano não constituiu em uma quebra do regulamento, pois as peças não foram usadas, além do trâmite ser legal pelo regulamento de 2019.

Confuso, não?



Os outros protestos da Renault, protocolados na Hungria e Inglaterra, geraram uma reprimenda para a Racing Point. A equipe deve entrar com um apelo no tribunal até o próximo sábado.

Por fim, Renault, McLaren e Ferrari estavam preocupadas com o nível de trocas e cópias de componentes, alegando que o protesto contra a Racing Point poderia definir o futuro da F1. É bem provável que o regulamento seja revisto para impedir o fato de se repetir na categoria.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024