F1 pode ter GRID INVERTIDO em CORRIDAS DUPLAS
Categoria estuda a possibilidade de organizar uma corrida de classificação no sábado com grid invertido.
Por Sérgio Siverly em 31/05, às 09h51

A F1 está considerando a possibilidade de organizar corridas com grid invertido em 2020.

De acordo com o site The Race, os dirigentes da categoria estão pensando em usar as corridas duplas no mesmo país (até o momento, Áustria e Grã-Bretanha) para experimentar provas com grid invertido, uma ideia que já era cogitada pelo diretor esportivo, Ross Brawn, mas que foi colocada de lado no final do ano passado após as equipes vetarem.

Mas agora, com toda a disrupção do calendário devido à pandemia da Covid-19, a possibilidade voltou à tona. Na reunião online realizada na última sexta-feira, os diretores das equipes, a Liberty Media e a FIA discutiram as chances de realizar uma pequena corrida de classificação no sábado para montar o grid da corrida no domingo.



A ordem dessa prova pode ser utilizar o campeonato de pilotos ao contrário para formar o grid da corrida curta no sábado. Existe também a possibilidade das voltas únicas de classificação - quando o piloto entra sozinho na pista e tem apenas uma chance para marcar seu melhor tempo - retornar.

As medidas podem ser tomadas para evitar corridas parecidas no mesmo circuito, afinal, se um carro e um piloto vão bem em uma prova, a chance disso se repetir no fim de semana seguinte é grande.

E como dissemos antes, Ross Brawn queria aproveitar algumas corridas de 2020 para testar formatos diferentes para aplicar na nova era da F1, então esse pode ser o momento perfeito para isso.



Uma fonte sugeriu que apenas um time estaria se opondo à ideia, com o restante do grid, donos comerciais e FIA à favor da experiência. Para ajudar, uma nova mudança na regra permite que a F1 e a FIA tomem decisões rápidas sem precisar do consenso das equipes devido a crise pandêmica.

Se acontecer, o anúncio deve ser feito em breve, pois a temporada da F1 deve começar no dia 05/07 no Red Bull Ring.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024