FIA APROVA RESTRIÇÕES FINANCEIRAS e TÉCNICAS na F1
Categoria será totalmente transformada com novo regulamento que pretende evitar disparidade no pelotão.
Por Sérgio Siverly em 29/05, às 10h30

O Conselho Mundial do Automobilismo aprovou novas regras para as temporadas de 2020 e 2021 da F1 para ajudar a categoria a navegar pelo mundo durante e pós pandemia.

Entre as medidas aprovadas está a redução do teto orçamentário, o aumento do limite de peso mínimo dos carros e limitações de desenvolvimento aerodinâmicas que entrarão em vigor no ano que vem.

O limite aerodinâmico colocará restrições de desenvolvimento nos times com base em sua colocação no campeonato de construtores da temporada anterior. Os melhores colocados terão mais restrições para uso do túnel de vento, CFD e pesquisa do que seus rivais.



Limites no desenvolvimento do motor também serão introduzidos, mas sem qualquer relação com a posição dos times no campeonato. O teto orçamentário será de $145 milhões e será reduzido em $5 milhões em cada um dos próximos dois anos.

Custos com entretenimento serão limitados em $1 milhão.

Os detalhes de quantos componentes poderão ser desenvolvidos entre 2020 e 2021 foram aprovados com a introdução de um sistema que permitirá um número limitado de mudanças para o ano que vem, já que os carros não mudarão entre as temporadas.



Outra mudança será no assoalho dos carros que terá tamanho reduzido para diminuir a pressão aerodinâmica que os modelos podem gerar. Essa medida visa anular ganhos que os times possam encontrar com outras peças em seus carros.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024