Governo quer que RENAULT foque em CARROS ELÉTRICOS
Governo francês quer impor restrições à montadora para liberar empréstimo para minimizar crise financeira.
Por Sérgio Siverly em 24/05, às 15h12

Nesta semana, rumores começaram a surgir de que a Renault poderia entrar em séria crise financeira e por conta disso, tirar a equipe do grid da F1, mas o diretor do time, Cyril Abiteboul, desmentiu a possibilidade em entrevista à Autoweek.

Abiteboul expressou sua falta de paciência com os constantes rumores.

🗣“Eu posso negá-los, mas não sei se poderei parar com essas histórias porque elas estão circulando desde sempre”.



A montadora, assim como grande parte do mercado automobilístico, está em crise devido à pandemia da Covid-19. Várias fábricas estão fechadas, poucas vendas estão sendo registradas e os custos fixos são consideráveis.

A Renault tem um relacionamento próximo com o governo francês que detém 15% da montadora, mas o clima está pesado, já que o governo não quer que a Renault use a atual crise para retirar mais fábricas da França.

A marca tem feito isso nos últimos anos para diminuir custos, construindo linhas de produção na Turquia, Eslovênia e Argélia. Acredita-se que a montadora quer fechar mais fábricas na França nos próximos três anos para salvar $2.2 bilhões.



O primeiro ministro francês, Édouard Phillipe, disse na última quarta-feira, que o governo será intransigente com possíveis fechamentos de fábrica. O ministro da economia, Bruno Le Maire disse na quinta-feira que o governo planeja injetar $5.5 bilhões em empréstimos, mas que a medida ainda não tinha sido assinada.

Le Maire garantiu que qualquer empréstimo será feito apenas se a Renault mudar sua filosofia para carros elétricos, respeitar contratos e manter suas atividades tecnológicas na França.

Sugestões que indicam que a Renault possa desaparecer são um pouco exageradas e a equipe de F1 gera poucos custos em comparação com as fábricas da montadora, além de gerar valor promocional para seus carros.


Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024