FÓRMULA 1 pode ter CORRIDAS com MENOS de 12 CARROS
FIA poderia autorizar corridas da Fórmula 1 com menos de 12 carros no grid nesta temporada de 2020.
Por Sérgio Siverly em 18/03, às 13h50

O diretor esportivo da F1, Ross Brawn, disse que a categoria pode ter corridas com menos de 12 carros no grid, se necessário.

No início deste mês, Brawn disse que a F1 não teria corridas, caso alguma equipe não pudesse participar devido à fatores ligados ao Coronavírus porque seria injusto.

🗣“Precisamos de 12 carros ou mais para termos uma corrida oficial, menos do que isso, a FIA que decide. Eles podem escolher, em circunstâncias especiais, permitir menos do que isso, mas a regra diz que precisamos de 12”, disse Brawn para a Sky Sports F1.



O regulamento esportivo da categoria diz que um evento pode ser cancelado se menos de 12 carros estiverem disponíveis. A palavra “pode” indica que corridas podem acontecer com um número menor.

A última vez que um grid da F1 teve poucos competidores foi no GP da Austrália de 2015, quando apenas 15 carros começaram a prova. O GP dos Estados Unidos de 2005 talvez seja o mais famoso, onde seis carros participaram da corrida, entretanto os 20 participaram da classificação, o que impediu que a prova fosse cancelada.

A corrida com o menor número de carros da história da F1 foi o GP da Argentina de 1958, quando apenas 10 carros participaram de todo o evento.


Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024