Andretti formaliza pedido de entrada no grid da Fórmula 1
Equipe estadunidense quer entrar na F1 em 2024 e pilotos Romain Grosjean, Alexander Rossi e Colton Herta enxergam possibilidade na categoria.
Por Sérgio Siverly em 21/02, às 08h54

Você lembra que o Michael Andretti teve conversas para adquirir a Sauber no final do ano passado?

Pois bem, de acordo com seu pai, o campeão mundial de 1978, Mario Andretti, Michael apresentou uma proposta formal para entrar no grid da F1 em 2024.

Em sua conta oficial no Twitter, Mario Andretti confirmou que “Michael protocolou na FIA, a sua proposta para entrar no grid da F1 a partir de 2024. Sua empresa, a Andretti Global, tem todos os recursos e tudo que é preciso. Ele está esperando a resposta da FIA”.

Além de tentar adquirir a Sauber, Andretti já fez uma proposta legal para comprar a Force India em 2018, mas a equipe foi vendida para o bilionário canadense, Lawrence Stroll, que transformou o time na equipe de fábrica da Aston Martin em 2021.

Acredita-se que a Andretti Global pode entrar na categoria com um time totalmente novo, ao invés da compra de um já existente, o que levaria a 22 carros no grid, incluindo duas equipes estadunidenses.

Se entrar dessa forma, Andretti terá que desembolsar US$200 milhões, além de montar uma possível nova fábrica, contratar um fornecedor de motores etc.

Entretanto, como a F1 pertence ao grupo Liberty Media, que está fazendo de tudo para o esporte crescer nos Estados Unidos, incluindo duas corridas por lá a partir de 2022, acredita-se que um novo time do país seja visto com bons olhos financeiramente.

Curiosamente, a Andretti conta com o piloto francês Romain Grosjean na Indy. Grosjean tem uma enorme experiência na F1 e poderia voltar para a categoria com a possível entrada do time por lá. Colton Herta, provavelmente, pode ser uma escolha certa para ocupar um dos carros. Alexander Rossi, também com experiência na F1, corre por lá na Indy.

Além de ter quatro carros na Indy, a Andretti possui equipes na Fórmula E, Extreme E, Indy Lights e outras categorias.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2022