VETTEL compara "DAS" da MERCEDES com "DUTO em F"
Tetracampeão mundial levantou preocupações com a segurança do novo sistema inovador da Mercedes.
Por Sérgio Siverly em 21/02, às 17h31

Sebastian Vettel suspeita que não seria fácil para a Ferrari copiar o “Sistema de Eixo Duplo” da Mercedes, mas duvida que o dispositivo será um grande diferencial nesta temporada.

🗣“Temos sorte das câmeras estarem aqui, do contrário, talvez, não teríamos notado. Eu vi e conversamos sobre ele no almoço. Parece, obviamente, interessante. Acho que pelo fato deles estarem usando nos testes significa que é legal”, disse o tetracampeão que já confessou ser um grande admirador da engenharia da F1, chegando a afirmar que gostaria de ter um diploma superior na área.

🗣“Eu não sei, chamamos de volante, não de volante que puxa e empurra, mas não sei se funciona. Acredito que existiu muito trabalho para trazê-lo para a pista e, provavelmente, não é tão simples quanto parece para o piloto, mas com certeza foi interessante para a gente ver”.



Vettel não acredita que o sistema em si será um grande diferencial para a competitividade da Mercedes.

🗣“Acho que ele depende do que está ao seu redor ou seja, o carro. Não acho que dará - Eu não sei, talvez eu esteja o subestimando - mas acho que não será um diferencial para vitórias. Acho que existem muitos elementos a mais para construir um carro competitivo”.

🗣“Mas com certeza é uma inovação e veremos se é algo que todos terão que correr atrás ou não”.



Vettel também suspeita que o sistema não seja tão simples de operar.

🗣“Acho que é bem estranho ter que sentir o volante nas mãos. Eu apenas imagino que é estranho, mas se deixar o carro mais rápido, o problema desaparece, você escolhe a opção que dá mais velocidade”.

🗣“Tínhamos os dutos em F há anos e guiávamos com uma mão apenas na maior parte da pista. Não era seguro, mas era rápido. Então, você faz o que tem que fazer, mas é por isso que temos a FIA, obviamente, para nos policiar e dar sentido às coisas para que tenhamos as duas mãos no volante”.


Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024