Hill: “Chance de oitavo título na F1 pode ser tentadora para Hamilton”
O campeão de Fórmula 1 de 1996, Damon Hill, não acredita que Lewis Hamilton deva se afastar da categoria, afirmando que o britânico pode estar determinado a conquistar seu oita...
Por Kadu Gouvêa em 15/01, às 10h32
Ir para a notícia original

O campeão de Fórmula 1 de 1996, Damon Hill, não acredita que Lewis Hamilton deva se afastar da categoria, afirmando que o britânico pode estar determinado a conquistar seu oitavo título na F1.

Mesmo com toda a polêmica envolvendo o GP de Abu Dhabi, que definiu o título de 2021, Hill acredita que Hamilton estará de volta ao grid com a Mercedes ainda este ano, focado em garantir um oitavo campeonato.

“Ele está chegando ao fim de sua carreira, pode levar muitos anos ou não, mas ele pode pensar: ‘Fiz tudo o que podia fazer’,” disse Hill à Sky F1.

“Mas tenho certeza que o oitavo título é tentador demais, tenho certeza que ele vai querer voltar. Acho que os fãs de Lewis Hamilton se sentem muito prejudicados porque a forma como a decisão foi desfavorável, eles se sentiram roubados. Há muito mal-estar.”

“Para os fãs holandeses, eles estão felizes com o resultado, mas foi uma maneira satisfatória de decidir um campeonato? Você tem que ser honesto e dizer que foi insatisfatório.”

Hill também criticou o diretor de corrida da F1, Michael Masi, acreditando que ele cedeu à pressão nos estágios finais do Grande Prêmio de Abu Dhabi.

“Acho que pode até ter sido injusto, porque se você olhar do ponto de vista de como a decisão foi tomada, isso permitiu que algumas regras do regulamento fossem quebradas.”

“Isso em si é injusto. O que resultou foi um foco nos dois protagonistas do título. Eu não acho que você pode correr uma corrida ou campeonato como esse. Você tem que aplicar as regras igualmente a todos os competidores.”

“Manipulado é uma palavra muito forte, mas acho que foi de certa forma manipulado, porque Masi estava sob pressão para permitir que a disputa ocorresse entre os dois pilotos.”

“Talvez ele tenha cedido à pressão de ambos os lados. Possivelmente mais pela tentativa de deixar Max ficar atrás de Lewis. É por isso que ele permitiu que apenas os carros entre Max e Lewis recuperassem a volta”, disse Hill.

A grande questão, é que o regulamento prevê que os carros que estiverem atrasados em uma volta, e entre os três primeiros, se reposicionem. Da maneira que foi feita em Abu Dhabi, apenas os que estavam entre Hamilton e Verstappen se reposicionaram. Os que estavam entre Verstappen e Carlos Sainz (terceiro colocado), mantiveram suas posições por determinação de Masi, o que é contra o regulamento.


BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2022