MERCEDES AFIRMA que SISTEMA "DAS" é LEGAL
Equipe alemã trouxe um novo sistema para o W11 e chamou a atenção de todos no paddock nesta quinta-feira.
Por Sérgio Siverly em 20/02, às 12h01

A Mercedes não está preocupada com a legalidade do novo sistema de direção que foi visto em seu carro durante os testes desta quinta-feira.

As imagens à bordo do W11 mostraram Lewis Hamilton movendo o volante contra seu corpo na saída do pit lane e afastando-o novamente quando se aproximava da curva 1.

O hexacampeão repetiu o processo em outros pontos do circuito da Catalunha.



A filmagem provocou especulações sobre, exatamente, o que o dispositivo está controlando. Falando à mídia em uma conferência de imprensa da FIA no circuito, o diretor técnico da Mercedes, James Allison, revelou um pouco do funcionamento do sistema.

🗣"Provavelmente, não vou falar muito mais do que se viu na TV, mas temos um sistema no carro, é uma ideia nova. Temos um nome para ele, é chamado DAS (Sistema de eixo duplo) e apenas introduz uma dimensão extra para a direção do piloto, esperamos que seja útil durante o ano”.

🗣"Mas, precisamente, como usamos e onde usamos é algo que manteremos para nós mesmos”.



Perguntado se estava preocupado com a possibilidade do sistema ser considerado ilegal, Allison disse "não mesmo".

🗣"Isso não é novidade para a FIA. É algo que estamos conversamos com eles há algum tempo. As regras são bem claras sobre o que é permitido nos sistemas de direção e nos sentimos confiantes de que corresponde a todos esses requisitos".

O dispositivo é apenas a mais óbvia das muitas inovações no novo W11, de acordo com Allison.



🗣"Talvez uma das coisas que não é muito apreciada seja que cada um dos carros novos que trazemos para a pista tenha uma inovação, mas eles nem sempre são tão óbvios quanto um sistema independente e discreto como esse, onde você pode vê-lo com seus próprios olhos”.

🗣“Mas uma das coisas que me orgulha imensamente de trabalhar na Mercedes é fazer parte de uma equipe que não apenas se transforma a cada ano, mas que também procura descobrir como aprender rápido o suficiente para trazer inovações para a pista”.

🗣“Então é divertido, mas é apenas a ponta de um iceberg de coisas semelhantes que estão no carro. Estou satisfeito por termos introduzido o sistema, parece ser útil e descobriremos nos próximos dias quanto benefício nos trará".


BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024