McLAREN segue TENDÊNCIAS em seu NOVO CARRO
A equipe britânica trouxe para o MCL35, tendências que aparecem em vários carros do grid desde o ano passado.
Por Sérgio Siverly em 14/02, às 11h00

O diretor técnico da McLaren, James Key, disse que a pintura fosca mais clara e sidepods mais compactos são as duas principais mudanças no MCL35, o modelo do time britânico para a temporada 2020 da F1.

O MCL35 é o primeiro chassis que a equipe produziu desde a chegada de James Key, ex-Toro Rosso.

O carro foi finalizado em uma nova versão fosca de sua pintura tradicional em laranja papaya. Isso, além do fato de áreas maiores do carro terem sido deixadas em preto, não como uma mudança cosmética, mas uma medida de economia de peso que outras equipes já adotaram.



🗣"É uma boa mistura. Há uma ligeira mudança na cor e no lado da marca, o que é muito claro em termos de aparência, mas há benefícios técnicos nisso. Há um benefício de peso, certamente, mas há outras coisas também.” Disse Key no evento de lançamento do MCL35.

🗣“Na verdade, é uma combinação de revestimentos que cercam a cor. O que tem sido bom nisso é que é uma colaboração muito boa e estreita entre as necessidades de requisitos de marketing e as necessidades técnicas. Encontramos uma solução com a qual estamos muito felizes”.

Key disse que a equipe também revisou as partes internas do carro, incluindo sua caixa de câmbio, para afinar seus sidepods.



🗣"O corpo está seguindo uma tendência que acho que estamos vendo cada vez mais com um sidepod muito estreito, o que é um exercício e tanto de embalagem. Você precisa planejar muito cedo esse tipo de coisa, pois envolve grande parte da instalação do motor e assim por diante”.

🗣"Fizemos um exercício semelhante com a caixa de câmbio para combinar com a filosofia. Na parte traseira também houve muito trabalho na suspensão. Do cockpit para trás, é uma abordagem muito diferente do que tínhamos antes no lado conceitual das coisas. Da mesma forma, existem muitas tecnologias, digamos, na frente que só são possíveis com um carro novo.”

O MCL34 que a equipe produziu no ano passado foi um dos carros mais competitivos da McLaren desde que as unidades de energia turbo hibrida V6 foram introduzidas. Key disse que o carro anterior é "muito pai" do novo design.



🗣“Tentamos levar adiante o que aprendemos no ano passado. Ele estava sendo projetado enquanto desenvolvíamos o carro anterior. Nós adicionamos o que sentimos como oportunidades que não podíamos pousar no 34 com a geometria que tínhamos”.

Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024