F1 vai IMPEDIR BRECHAS no REGULAMENTO
Por Sérgio Siverly em 08/02/2020, às 11h37

remove_red_eye  732
Ross Brawn disse que a categoria criará uma governança que quer acabar com brechas técnicas.
O diretor esportivo da F1, Ross Brawn, disse que a categoria deve introduzir uma estrutura que previna que um time explore qualquer brecha no regulamento técnico. Nem precisamos dizer que os engenheiros das equipes já estão trabalhando nos modelos de 2021 e suas mentes criativas procuram uma forma de identificar alguma tecnalidade que possa transformar-se em uma grande vantagem no período das novas regras. A ideia de Brawn - que curiosamente encontrou várias brechas no regulamento, enquanto era chefe de equipe - é criar uma estrutura de governança que impeça que um time leve certa vantagem durante um longo período na categoria.
A governança contaria com os times, a Liberty Media - dona dos direitos comerciais da F1 - e a FIA com o poder de 10 votos cada, o que poderia dar a capacidade imediata de anular uma brecha encontrada por alguma equipe, caso 28 dos 30 votos sejam a favor de desmontar qualquer vantagem específica. “Até então, temos a estrutura na qual todas as equipes devem concordar para uma mudança acontecer. Estamos trabalhando para que possamos fazer mudanças com um período de tempo mais curto do que o atual.” Disse Brawn para a Motorsport.com. “Então, se você encontrar uma brecha no futuro, poderá perdê-la na próxima corrida, algo que nunca poderíamos fazer atualmente. Se um time aparece com uma solução que nunca foi imaginada ou concebida, destruindo todo o princípio do que estamos tentando fazer, a nova estrutura poderá com apoio suficiente das outras equipes, para-la.”
“É uma filosofia totalmente diferente.” Mas será que o sistema não impediria novas soluções de aparecerem na categoria? Brawn acredita que não. “Queremos que as pessoas com entendimento no regulamento sejam as melhores no que fazem. Penso que eles devem acreditar na gente e na FIA, acreditar que não vamos penalizar alguém que tenha uma excelente ideia, o que é subjetivo.”
“Mas é uma boa ideia alguém colocar aspas no local errado do regulamento, como se fosse um advogado interpretando algo disruptivo? Não acho que seja.” “Acho que uma boa ideia é: Isso foi o que o regulamento pediu e descobrimos que podemos fazer assim. Então, é uma linha tênue, mas a estrutura na F1 é crucial como parte do processo que estamos montando.”

O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

Vídeos relacionados
Desenvolvido por
Contém Tecnologia