F1 quer MUDAR TRAÇADO de PAUL RICARD
Donos da categoria querem que Paul Ricard mude o seu traçado após GP da França ser o mais chato do ano.
Por Sérgio Siverly em 05/12, às 16h11

O circuito de Paul Ricard pode passar por uma grande reformulação, depois das enormes críticas ao Grande Prêmio da França deste ano, que foi classificado como o mais chato da temporada.

Uma reportagem do jornal esportivo L´Equipe no fim de semana, afirmou que a F1 está analisando mudanças no circuito desde agosto.

🗣"O primeiro documento modificou quase todas as curvas, o que seria caro, mas está sendo analisada a remoção da chicane na reta Mistral.” Diz o artigo.



🗣"Perguntei o que precisamos fazer. Eles levaram um layout de pista completamente novo, que não era Paul Ricard, mas isso fazia parte do objetivo do meu pedido, descobrir o que poderia ser feito.” Disse o diretor do circuito francês, Eric Boullier, para a Motorsport.com nesta semana.

🗣"Agora, estou dando o feedback e dizendo quais são as ideias que concordo. Estamos trabalhando nisso e veremos o que pode ser feito.”

Boullier disse que espera minimizar as mudanças no primeiro setor, enquanto encontra maneiras de aumentar as possibilidades de ultrapassagem.



🗣"Manteremos a chicane, manteremos Signes e Beausset, porque são curvas únicas. Talvez possamos mudar da curva 1 até a 4 para tornar o circuito mais rápido, com grande frenagem, digamos e, então ter duas grandes retas que devem permitir que as equipes corram com menos pressão aerodinâmica.”

Boullier não quer remover as chicanes no fim das retas, pois isso afetaria o número de assentos nas arquibancadas em até 10.000.

🗣"Obviamente, o principal fluxo de receita de um promotor é a venda de ingressos. Então, onde vou colocar essas 10.000 pessoas? Além disso, todas as manobras de ultrapassagem aconteceram por lá.”



Mas Boullier concordou que a chicane poderia ser reforçada para fornecer uma zona de frenagem mais nítida, o que poderia melhorar a ação na pista. Mesmo assim, o que realmente será feito - e quando - se resume a quem pagará pelas atualizações.

🗣"Temos que tomar a decisão e descobrir quem vai pagar por isso, pois, ainda não sei".

Os relatórios dizem que a gerência do circuito também pode realizar uma pesquisa nas redes sociais para saber o que os fãs gostariam de ver em Paul Ricard.


Sérgio Siverly
O menino que ficava em frente da TV com um prato fingindo ser um piloto de F1 nos anos 1990 e o cabeça de gasolina por trás do BOTECO F1.

BOTECO F1
Todos os direitos reservados
2024